Outros cinco acusados, detidos nesta terça-feira (13), estão no Juizado da Infância para serem ouvidos. A internação destes adolescentes é provisória, dura no máximo 45 dias.
“Como tem que esperar o julgamento, vamos ver o que o juiz determina. Apesar de não ser a pena que eles mereciam, mas eu já gostei”, conta a mãe do adolescente agredido, Ana Lúcia Lessa.
Os cinco agressores detidos na noite desta terça-feira (13), alguns ainda com jeito de meninos saíram da delegacia e foram direto para o Caje. A internação dos adolescentes é provisória, dura no máximo 45 dias. Nesse período, o juiz analisará laudos e depoimentos para aplicar a medida sócioeducativa. Os agressores podem ficar internados no Caje por até três anos.
Em cinco anos, quase dobrou o número de internos menores de idade no DF. Em 2005, eram 280 adolescentes no Caje. Hoje, são 580, em quatro Centros. Só o Caje está superlotado, com 318 adolescentes infratores - bem acima da capacidade, que é de 240 jovens.
A Secretaria de Justiça reconhece que o GDF precisa construir, pelo menos, mais três unidades, que desafogariam o sistema. Existem projetos para quatro: em Planaltina, Brazlândia, Gama e Sobradinho II, mas ainda não há previsão no orçamento. Por enquanto, a promessa é convocar, até agosto, mais de 600 aprovados no último concurso. Entre eles, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e técnicos administrativos.
“Haverá, certamente, um redimensionamento da carga horária de trabalho, esse servidores terão condições de se dedicar melhor ao serviço. E, certamente, para os meninos e para a execução do processo pedagógico, isso representará um ganho significativo” explica o subsecretário de justiça Ricardo Batista.
Jovem que baleou adolescente de 15 anos é presa
A Polícia Militar apreendeu nesta quarta-feira (14) uma adolescente de 15 anos que atirou em uma conhecida, também de 15 anos de idade ontem de tarde. O crime ocorreu na quadra 4 do Condomínio Pinheiros, em Ceilândia.
Depois de detida, a menina não contou onde estava a arma utilizada no crime. Na casa dela, policiais encontraram crack, uma balança e munição. A jovem que levou cinco tiros está internada no Hospital de Base em estado grave. As duas jovens teriam se desentendido, e o caso está sendo investigado agora pela Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) , de Ceilândia.
Fred Ferreira
Fonte: http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1606587-10040,00-POLICIA+PROCURA+O+ADOLESCENTE+ACUSADO+DE+ESPANCAR+ESTUDANTE+NO+CASEB.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário